No Museu Nacional de Arte Antiga, de 16 de Julho e 11 de Outubro de 2009, debruça-se sobre o Séc. XVI e XVII. A secção dedicada a África concentra-se nas áreas com que pá portugueses estabeleceram relações comerciais, Serra Leoa, reino do Benim e reino do Congo.
Figura feminina do Congo/angola sec XVII
Busto. No círculo dos braços cujas mãos se apoiam na base do pescoço estão dispostos os seios lateralmente. Detalhes ornamentais do cabelo e gola. Segundo os estudos de Bassani trata-se de uma das mais antigas figuras cuja datação é possível pois teria sido trazida por um missionário italiano.
Figura ajoelhada e sentada. Zona da Serra Leoa, Guiné ou Libéria XV-XVI em esteatite (talco)
Placa representativa de soldado português com besta, Mosqueteiro e Mensageiro, todos do Povo Edó, do Benim sec XVI em liga de cobre
Crucifixo, Santo António e Cristo do Congo/Angola, Sec XVII em latão
Estas figuras sacras são fabulosas pela sua simplicidade e concisão. O Cristo podia ser do Second XX, com os braços e as pernas em arcos assimétricos, as costelas em relevo e a túnica num trapézio com o cinto na diagonal. Na cabeça domina um rasgo da boca e pequenas bolinhas do tamanho de esferovite para olhos e nariz. Que energia!
Sent from my BlackBerry® wireless device
Saturday, August 15, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment