Nasceu a 25 de Novembro de 1935 na localidade de Pedra de Lume na ilha do Sal onde trabalhou nas minas de Sal com a sua família. Quando o negócio do sal acabou, foi obrigado a arranjar outra ocupação cantando nos bares e festivais de música locais.
Já adulto, mudou-se para a cidade da Praia, na ilha de Santiago, onde começou a carreira como vocalista do grupo mítico Os Tubarões, tendo lançado o seu álbum a solo "Nôs Morna" depois de muitos e bons álbuns com a sua banda.Tal como muitos dos músicos do seu tempo mantinha um trabalho a tempo inteiro como funcionário da alfândega do aeroporto com as gravações e os espectáculos da carreira de músico.
O seu último disco "Incondicional" foi lançado poucos dias depois da sua morte a 20 de Outubro de 2004 na cidade da Praia com 51 anos de idade.
Ficou conhecido pela emoção única que emprestava às suas mornas, mas a sua voz movia-se à vontade numa coladera bem mexida. Não tinha um registo vocal muito amplo mas compensava com uma qualidade interpretativa e delicadeza de fino recorte nos tons mais agudos. Na morna, essa arte da doçura e suavidade, é um espanto.
Existe biografia editada pela Sete Caminhos, chama-se "Ildo Lobo - A Voz crioula" e a autora é Yara dos Santos.
Discografia
Os Tubarões, "Pepe Lopi", 1976
Os Tubarões, "Tchon di Morgado", 1976
Os Tubarões, "Djonsinho Cabral", 1979
Os Tubarões, "Tabanca", 1980
Os Tubarões, "Tema para Dois", 1982
Os Tubarões, "Os Tubarões", 1990
Os Tubarões, "Os Tubarões ao Vivo", 1993
Os Tubarões, "Porton d'Nôs Ilha", 1994
Ildo Lobo "Nôs Morna", 1996
Ildo Lobo "Intelectual", 2001
Ildo Lobo "Incondicional", 2004
Aqui com os Tubarões, a cantar Porton di nos Ilha, e depois Tunuca. Duas canções maravilhosas.
O site oficial é http://www.ildolobo.com/
Fontes: Wikipedia, caboindex.com, RDP África
No comments:
Post a Comment