Thursday, October 30, 2008

Especial USA (United States with Africa) Clifford Brown


Imagem de dkpresents.wordpress.com.



Trompetista. Nasceu a 30 de Outubro de 1930. Poucos anos de vida, apenas 25. Não bebia e as suas drogas eram donuts e o xadrez.
A sua vida terminou abruptamente em Junho de 56, numa noite chuvosa, em que pereceram os seus companheiros de viagem Richie Powell (irmão mais novo de Bud Powell, também pianista) e a mulher deste Nancy.
Sempre me impressionou a desenvoltura com que solava, com velocidade e com aquela naturalidade de quem sabe onde está a conduzir o seu som e um fraseado rico. Mas como não sou crítico de jazz o melhor é escutar a sua voz única.
Como recomendação de audição ficam, com o baterista Max Roach:
-Study in Brown (Clifford Brown/Max Roach), EmArcy/Polygram, 1955
-Clifford Brown & Max Roach (Clifford Brown/Max Roach), EmArcy/Polygram, 1954

Mas ele também está a soprar numa pérola da história do Jazz, com a cantora Sarah Vaughan de 1954, com os seus solos curtos, incisivos e luminosos. Fica a vontade que se estendessem muito mais, mas mesmo assim são muito mais do que comentários do trompete à forma fabulosa da voz da Sra Vaughan, cantando sem esforço. É esta a versão que toca na minha cabeça quando recordo September Song de Kurt Weil, quando Clifford Brown, um homem do bebop, sopra como o vento nas folhas outonais. Escutem.
Sarah Vaughan with Clifford Brown (Sarah Vaughan/Clifford Brown), EmArcy/Polygram, 1954

Obrigado Antena 2 por relembrares notícias tão importantes.
Fontes: Wikipedia, www.jazzitude.com)

No comments: