Wednesday, August 20, 2008
Dia 30 de Julho faleceu Papa Wemdo
Considerado o pai da rumba Congolesa, morreu com 82 anos em Kinshasa, no Congo.
A sua música chamou primeiro à atenção nos anos 50 com "Marie Louise", que alguns Congoleses acreditavam podia acordar os mortos.
Wendo nasceu com o nome de Antoine Wendo Kolosoy na região Bandundu mas ficou orfão com nove anos de idade.
A morte de seus pais significou que ele foi cuidado por padres, até que ele os achou demasiado severos e partiu três anos depois, segundo a France-Press no comunicado do obituário.
O cantor começou a sua carreira como boxeador nos anos 40 e viajou nos Camarões e Senegal antes de fazer o seu primeiro disco em 1948.
A igreja Católica suspeitou que a sua canção "Marie Louise" tinha poderes satânicos e o cantor foi encarcerado por pouco tempo.
Nos anos 40 Wendo foi amigo do primeiro primeiro-ministro eleito legalmente no país Patrice Lumumba, mas este foi assassinado pouco tempo depois de tomar posse, no auge da Guerra Fria, em 1961, num plano de agentes dos EUA e Bélgica.
Quatro anos depois o chefe das Forças Armadas Joseph Mobutu tomou o poder e Wendo decidiu deixar de tocar música, citando razões políticas.
Mobutu foi expulso em 1997 e o pai do líder actual Joseph Kabila ajudou Wendo quando este recomeçou a sua carreira de gravações e concertos.
Um documentário sobre Wendo chamado On the Rumba River, feito pelo realizador francês Jacques Sarasin, foi lançado em Junho, e do qual mostramos o poster acima.
Assim para além dos gigantes da rumba congolesa dos anos 60 Tabu Ley Rochereau, Franco e Grand Kallé, ficamos a conhecer esta lenda que também já cantava e gravava muito antes da independência do Congo em 1960.
Fonte:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/7533358.stm
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment